
The Jornal of the .. Esqueci.. New Perspectives
Tema: Diarréia na criança VS diarréia no papagaio. Quais as novas perspectivas para diagnóstico? O uso do ultrassom melhora a sobrevida do papagaio somente?
ANAMNESE: J.R.S.F.G.R.S.R.T, 31 anos, nascido e oriundo de Marília-Sp, estudou até a 5 serie, casado, trabalha na praia do Leblon (em Marília, conhece?) vendendo cocô (não, eu não errei). É católico, praticante.
QD: “ Dor abdominal há 5 anos”
HMA: Paciente relata dor abdominal difusa há 5 anos quando o papagaio picou sua orelha direita.,A dor mais bem localizada em hipogástrio, com maior intensidade neste local, irradiando-se para orelha esquerda ( e não Direita). Paciente relata que dor vem acompanhada de fezes liquidas, explosivas. Detalhou a saída de penas verdes nas fezes, junto ao conteúdo intestinal. Paciente relata que toma bisacodil para alivio da dor e que penteia seu papagaio neste mesmo instante. Dor não piorou nem melhorou com o tempo. Apenas relata que teve início quando comprou o papagaio e que quando o papagaio se perdeu na rua por causa da diarréia do mesmo, as dores cessaram.Nega outras queixas.
HISTORIA PATOLOGICA PREGRESSA:nda
HISTORIA CIRURGIAS E INTERNACOES: nda
HISTORIA FAMILIAR: síndrome de sjogren paterno e dermatopolimiosite nodosa em avo materno.
HABITOS E VICIOS: nega tabagismo, nega etilismo e elitismo (não, eu não errei, o paciente eh pobre mesmo)
HISTORIA OBSTETRICA: G0P0A( ? ) (claro, o paciente eh homem). Obs: paciente cagou vermelho há dois anos e falou que era um aborto.
ISDA: nega outras queixas
EXAME FÍSICO: a a a a a a (afebril, acianotico, anicterico, atrapalhado, atordoado, alimentado), conciente, orientado segundo a tríade de Gil Vicente (tempo espaço e ação), humor eutímico e afeto congruente com humor.
SINAIS VITAIS:
PA: 120X85mmHg, Braço esquerdo
T: 36,5
Pulso Radial esquerdo: 97bpm
FR: 20ipm
FC: 98bpm
Cabeça:
dor a palpação do tragus esquerdo e direito. Dor no papagaio também.
Sinal de Chavostek +
Otoscopia: ausência de membrana timpânica direita (paciente arrancou no momento do exame)
2BRNF sem sopros
MVFD sem Ruídos Adventícios
ABDOME: globoso, sem cicatrizes abaulamentos ou retrações. RHA + hiperativos; Hepatimetria: fígado percutível a 1cm do rebordo costal. Traube Livre; doloroso a palpação de hipogástrio, DB negativa.
HDX: Green BIRD Disease, ou doença do papagaio louco
CD: ULTRASOM abdominal do paciente e do papagaio
Dipirona
Exérese de conteúdo papagaial do intestino delgado
Retirada do papagaio
Retorno em 12 anos para reavaliação
EXAMES E ACHADOS:
US do paciente: conteúdo luminal do int. Delgado com aspecto fino, semelhante a penas de papagaio, com bordas regulares e aspecto anormal.
US do papagaio: conteúdo luminal do int. Delagdo com aspecto fino, normal. Tudo normal , véi.
Paciente retornou apos 12 anos e estava morto. O caso não pode ser concluído.
O papagaio continua vivo.
O ultrassom foi de grande valia para determinar a causa da diarréia do papagai, mas nao do paciente. Diagnostico rápido pela palpação do tragus do paciente e do papagaio, graças a semiotécnica de nosso curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário