E já que, segundo o CID-10, carneiros são ameaças públicas, contribua com seus conhecimentos para que nós,

"La Mano the Dios" possamos tomar alguma atitude efetiva para acabar com esse mal de uma vez por todas, ao


invés de cantarolar simplesmente.


"Art. 5º - A vinculação de toda e qualquer empresa ou pessoa física à organizações, sabidamente sob o comando de carneiros, acarretará em perda do direito de voto, ressalvados os casos em que o presidenciável seja representante do Partido Trabalhista, assim como à destituição de qualquer cargo do Projeto SensibilizArte; tendo em vista o art. 182, 4º, inciso II, que proíbe o consumo ilegal de carne de carneiro."
(Emenda Constitucional, n. 991, Lei 8083, Ministério da Saúde. 1932.)

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Tema: Diarréia na criança VS diarréia no papagaio. Quais as novas perspectivas para diagnóstico? O uso do ultrassom melhora a sobrevida?




The Jornal of the .. Esqueci.. New Perspectives


Tema: Diarréia na criança VS diarréia no papagaio. Quais as novas perspectivas para diagnóstico? O uso do ultrassom melhora a sobrevida do papagaio somente?


ANAMNESE: J.R.S.F.G.R.S.R.T, 31 anos, nascido e oriundo de Marília-Sp, estudou até a 5 serie, casado, trabalha na praia do Leblon (em Marília, conhece?) vendendo cocô (não, eu não errei). É católico, praticante.

QD: “ Dor abdominal há 5 anos”

HMA: Paciente relata dor abdominal difusa há 5 anos quando o papagaio picou sua orelha direita.,A dor mais bem localizada em hipogástrio, com maior intensidade neste local, irradiando-se para orelha esquerda ( e não Direita). Paciente relata que dor vem acompanhada de fezes liquidas, explosivas. Detalhou a saída de penas verdes nas fezes, junto ao conteúdo intestinal. Paciente relata que toma bisacodil para alivio da dor e que penteia seu papagaio neste mesmo instante. Dor não piorou nem melhorou com o tempo. Apenas relata que teve início quando comprou o papagaio e que quando o papagaio se perdeu na rua por causa da diarréia do mesmo, as dores cessaram.Nega outras queixas.

HISTORIA PATOLOGICA PREGRESSA:nda

HISTORIA CIRURGIAS E INTERNACOES: nda

HISTORIA FAMILIAR: síndrome de sjogren paterno e dermatopolimiosite nodosa em avo materno.

HABITOS E VICIOS: nega tabagismo, nega etilismo e elitismo (não, eu não errei, o paciente eh pobre mesmo)

HISTORIA OBSTETRICA: G0P0A( ? ) (claro, o paciente eh homem). Obs: paciente cagou vermelho há dois anos e falou que era um aborto.

ISDA: nega outras queixas

EXAME FÍSICO: a a a a a a (afebril, acianotico, anicterico, atrapalhado, atordoado, alimentado), conciente, orientado segundo a tríade de Gil Vicente (tempo espaço e ação), humor eutímico e afeto congruente com humor.

SINAIS VITAIS:

PA: 120X85mmHg, Braço esquerdo

T: 36,5

Pulso Radial esquerdo: 97bpm

FR: 20ipm

FC: 98bpm

Cabeça:

dor a palpação do tragus esquerdo e direito. Dor no papagaio também.

Sinal de Chavostek +

Otoscopia: ausência de membrana timpânica direita (paciente arrancou no momento do exame)

2BRNF sem sopros

MVFD sem Ruídos Adventícios

ABDOME: globoso, sem cicatrizes abaulamentos ou retrações. RHA + hiperativos; Hepatimetria: fígado percutível a 1cm do rebordo costal. Traube Livre; doloroso a palpação de hipogástrio, DB negativa.

HDX: Green BIRD Disease, ou doença do papagaio louco

CD: ULTRASOM abdominal do paciente e do papagaio

Dipirona

Exérese de conteúdo papagaial do intestino delgado

Retirada do papagaio

Retorno em 12 anos para reavaliação

EXAMES E ACHADOS:

US do paciente: conteúdo luminal do int. Delgado com aspecto fino, semelhante a penas de papagaio, com bordas regulares e aspecto anormal.

US do papagaio: conteúdo luminal do int. Delagdo com aspecto fino, normal. Tudo normal , véi.

Paciente retornou apos 12 anos e estava morto. O caso não pode ser concluído.

O papagaio continua vivo.

O ultrassom foi de grande valia para determinar a causa da diarréia do papagai, mas nao do paciente. Diagnostico rápido pela palpação do tragus do paciente e do papagaio, graças a semiotécnica de nosso curso.

Nenhum comentário: